Multiply x Orkut: alguma dúvida?

?

Tenho que admi­tir que o Mul­ti­ply é muito melhor do que o Orkut. Mas,
Eu estive desen­vol­vendo várias teo­rias sobre isto, mas nenhuma boa o sufi­ci­ente nem cien­tí­fi­ca­mente (?) pro­vada. Abaixo, des­corro as razões que me vêm à cabeça da forma mais ale­a­tó­ria possível:

Medi­o­cri­dade

As pes­soas gos­tam de ser medío­cres. A medi­o­cri­a­dade, enten­dida como o limbo da cri­a­ti­vi­dade, aquele ponto de exis­tên­cia onde não se é o pior, mas tam­pouco se aspira pelo melhor, aquele ambi­ente con­for­tá­vel onde a mai­o­ria da popu­la­ção mun­dial se encon­tra. O Orkut é medío­cre. Antes, os foto­logs eram medío­cres, agora são sim­ples­mente ruins. Se inven­ta­rem algo igual­mente medío­cre como o Orkut (só um pou­qui­nho melhor), isto pas­sará a ser o para­digma. Eu sem­pre gos­tei de blogs, pelo menos os blogs cri­a­ti­vos e bem escri­tos, mas meus alu­nos insis­tiam em flogs. Isso é fruto tal­vez da nossa soci­e­dade cen­trada no pura­mente visual. Enquanto isso, multiplicam-se os ‘x’ e as gargalhadas.

Mar­ke­ting

O Mul­ti­ply pre­ci­sa­ria um pouco mais de mar­ke­ting boca-a-boca, mas, mais uma vez esbar­ra­mos no pro­blema des­crito ante­ri­or­mente, de modo que é melhor parar.

Frege

As pes­soas gos­tam de um bom frege, do que está na moda. O Orkut está na moda, a pesar de exis­tir coisa muito melhor na rede e que sabe con­tar (todo mundo já se con­fun­diu com as esta­tís­ti­cas do Orkut, que defi­ni­ti­va­mente não sabe con­tar direito). Se, por alguma coin­ci­dên­cia ou uma soma de fato­res, como no cris­ti­a­nismo, o Mul­ti­ply caísse na boca do povo, de repente isso ia pra frente.

Pre­guiça

A grande ver­dade é que as pes­soas tem pre­guiça de apren­der mesmo. Pre­guiça de sair da rotina e de bater um prego além do que tem que ser batido. Eu mesmo fui relu­tante a me debru­çar sobre o Mul­ti­ply para enten­der seu fun­ci­o­na­mento. Como não é tão medío­cre como o Orkut, requer um pouco mais de aten­ção, mas uma vez des­co­berto, se vê que é uma fer­ra­menta muito mais com­pleta que o citado site.

Ide­o­lo­gia (ou falta dela)

Não sei por que, mas o Mul­ti­ply ou a gente den­tro dele, parece ser muito mais enga­jada do que a mai­o­ria de quem está no Orkut. Em sua mai­o­ria, e eu tal­vez me inclua nela, temos um fes­ti­val de bes­tei­rol no site da moda. Me dá a impres­são que no Mul­ti­ply há uma mino­ria de mem­bros, mas a mai­o­ria deles tem obje­ti­vos con­cre­tos. Não que eu con­si­dere que só há bes­teira no Orkut, pois já vi gru­pos de dis­cus­são sobre gente que ‘com­prou bom­bom num fiteiro na frente do colé­gio’. Não pode­ria dizer que este é o exem­plo de dis­cus­são pro­vei­tosa. Tam­pouco vou dizer que meu obje­tivo é pura­mente dis­cus­sões úteis para a huma­ni­dade: eu tam­bém pre­ciso me abas­te­cer da minha dose diá­ria de ópio moderno (bes­tei­rol) para manter-me são, ou algo pró­ximo disto.

De qual­quer forma, con­ti­nuo pos­tanto por aqui, espe­rando o dia em que, final­mente, como com o Mea Culpa de João Paulo II sobre a Segunda Guerra ou com a minha vizi­nha baru­lhenta, os outros enten­dam a verdade.

Creative Commons License photo cre­dit: vche­re­gati