Design capa de livro

A escolha da capa de seu próximo livro

O design da capa de um livro é essencial. No artigo em que ensino como diagramar livros no Word (clique aqui, se não leu), o leitor Thiago comentou:”Gostei muito, só senti falta de alguma dica sobre a capa e a contracapa”. Nesta pequena série de dois artigos, vou tentar responder à pergunta do Thiago e compartilhar com vocês um pouco de minhas preferências com respeito ao tema do design gráfico de capas. Siga o blog para não perder a sequência.

Esta será uma série prática, em que não vou fazer você perder tempo com muita teorização ou explicando a história das capas. Quais são os elementos de uma capa? O que normalmente aparece e como deve aparecer? Que dicas de design gráfico de capas daria para iniciantes? Essas são as algumas das perguntas que tentarei responder aqui e no artigo seguinte.

A capa importa em quê?

Por mais que digamos que não se deve julgar um livro pela capa, quem nunca pegou o olho numa e comprou o livro de cara por ela? Quem nunca escolheu uma edição, entre duas numa prateleira, por causa do design da capa. Atire a primeira pedra.

Um bom design de capa de livro não vai posicionar de forma diferente a obra numa prateleira ou numa gôndola, nem ajuda nos algoritmos (ainda). Tampouco obriga o livreiro mudar a ordem em que os livros são organizados. No entanto, sem dúvida capas bem elaboradas criam uma aura em torno de uma edição que favorece sua recepção.

Autores iniciantes normalmente têm grande expectativa sobre todo o processo e tendem a cometer erros na hora de tomar decisões sobre seu livro. Eu, por exemplo meti o bedelho na produção das primeiras capas de meus livros. Quando aprendi que não era bem o caminho, só fiz ganhar. 

“Então esse texto não é para eu escolher minha capa?”. Não: é para você entender que coisas deve levar em conta na hora de discutir com profissionais que vão te ajudar. Mais ou menos sobre saber o que é um alternador na hora de discutir sobre aquele barulhinho que ouviu no seu carro e não ser enrolado pelo mecânico. Mas, no final, é ele quem vai se sujar de graxa, não é?

Elementos de uma capa

Normalmente, a capa tem os seguintes elementos: capa, quarta capa (ou contracapa), lombada e orelha (opcional). Cada um deles segue algumas normas, sejam elas estabelecidas pela ABNT, seja seguindo tendências do design gráfico. Enquanto as primeiras são meio inescapáveis, dependendo da obra que pretenda publicar, as segundas são bem flexíveis e, às vezes, uma proposta que num ano era muito atual, cai em desuso no ano seguinte.

Isso significa que algumas das questões que posso tratar aqui estarão datadas e precisarão de atualização. Se perceber algo assim, não esqueça de comentar abaixo. A seguir, irei ao ponto central deste primeiro artigo: a capa. No próximo, trataremos dos demais elementos.

Design de capa de livro: conceito

O chamariz de seu livro é a  capa, e ela normalmente vai ter o título, nome do autor e a logomarca da editora, além de poder ter alguma imagem representativa de seu livro ou chamadas comerciais, como indicação a prêmios. Capas pasteurizadas apenas reproduzem clichês envolvendo o tema tratado e são protocolares. Por isso, capas bem feitas devem captar o conceito mais importante de uma obra e traduzi-lo a partir do design.

Por outro lado, em alguns países, como a França, é comum termos capas mais minimalistas, em que não temos imagens, apenas uma cor chapada e as informações sobre autor e edição, incluindo a logo da editora. Quando uma capa tem apenas letras, chamamos de all-type.

Agora, faço um aparte: sempre me pareceu curiosa essa tendência francesa e brinco que talvez seja porque eles são iconoclastas neoclássicos e nós brasileiros nunca deixamos de ser imagéticos barrocos. Por isso, nossas capas não prescindem de um chamariz de imagem. Vá se saber.

Design de capa all-type de Patrícia Cruz Lima

Uma capa all-type pode ser criativa e dialogar totalmente com o conteúdo de um livro. Por exemplo, a capa de Patrícia Cruz Lima para O insistente inacabado (acima) é de uma sutileza incrível. Notem como o elemento das reticências é utilizado: ele começa na capa, continua na lombada e na orelha. 

Aproveitamos esse elemento também no miolo, dando um sentido de unidade ao projeto gráfico. As reticências como uma síntese do conceito de incompletude, núcleo da discussão teórica de Luiz Costa Lima, apresentada com elegância e simplicidade.

Então, o que essa capa nos ensina? Não adianta colocar a melhor fotografia que já viu em sua vida, se ela não sintetiza o conteúdo de seu livro. É preciso um diálogo franco com o designer, que deve conhecer ao menos o briefing da obra, repassado normalmente pelo editor, para que a essência de um livro se perceba em sua capa. Pode ser um pequeno detalhe, uma cena marcante, que fará com que o leitor lembre imediatamente quando a ler e a associe à capa. 

Peso e proporção

Outra questão importante sobre o design de capa de livro é a distribuição e a proporção dos elementos. O que deve vir em destaque: o nome do autor ou o nome do livro? Acredito ser uma questão mais comercial que de design gráfico (as duas questões não devem ir separadas, aliás). Quando o autor é o chamariz, destacasse o autor. 

Nos casos em que a obra é mais conhecida que o próprio autor, destaca-se a obra. Quando, pelo contrário, o nome do autor é um argumento de venda, destaca-se esse nome. Se você é um autor iniciante, controle seu ego.

No exemplo ao lado, a capa de Condenados à vida, do escritor Raimundo Carrero, privilegiamos o nome do autor, com a fonte Gotham, que é generosa e com muita legibilidade. Percebam que optamos por ter dois pesos no nome do autor, porque ele é mais conhecido pelo sobrenome.

Nesse projeto de design de capa de livro, tivemos a ideia de usar uma jaqueta de acetato, onde foram impressas as informações, de modo que a capa tivesse apenas um elemento em branco, a maçã, símbolo importante para toda a obra. Isso também valorizou a ilustração de Hallina Beltrão.

No entanto, o título também é muito poderoso, então o colocamos num corpo ligeiramente menor e com um peso também menor. Os olhos do leitor passeiam pela página guiados pelos pesos. Então, normalmente a ordem seria: Carrero, Condenados à vida, Raimundo. Jogar com os pesos e corpos é como jogar com cores complementares num quadro fauvista.  

Design de capa de Hallina Beltrão

Estudo de caso: Agá, Versão vermelha

Quando fui editor da Cepe, me incumbiram da nova edição do romance Agá, o mais experimental de Hermilo Borba Filho. A capa original da edição da Civilização Brasileira de 1974 trazia a reprodução de uma das ilustrações do artista plástico José Cláudio, que se encontram no miolo do livro. Hermilo inovou com um capítulo inteiro feito em forma de HQ.

Mas a capa da nova edição de Agá seguiu uma lógica de contraste. É uma narrativa exuberante, barroca, com muitos narradores e uma experimentação de linguagem sem igual. Se a capa de 1974, com uma cena de tortura explícita funcionava melhor nos anos de chumbo, acreditei que precisávamos recuperar certa ironia que aparece na obra de Hermilo, com uma capa particularmente minimalista, que se contrapunha ao barroquismo da linguagem.

A coleção de Hermilo na Cepe tinha um projeto único, com a foto do autor na capa. Propus que fizéssemos algo diferente para este livro tão experimental e ainda pouco lido, de um dos autores mais inventivos do Brasil. Tudo aconteceu a partir de uma série de oportunidades e circunstâncias especiais.

Capa de Luiz Arrais

Menos é mais

Soube que a viúva de Hermilo tinha propostas de ilustrações produzidas por José Cláudio em 1974, que não foram escolhidas na época e pedi que digitalizássemos todas. Uma dessas ilustrações, em tom avermelhado, trazia a apalavra “agá” com uma atmosfera oriental, escrita na vertical num fundo branco. Em discussão com o capista Luiz Arrais, chegamos a uma composição minimalista para o design da capa do livro que chamaríamos “Versão Vermelha” de Agá. A primeira edição, a Versão Rosa, não tinha o capítulo que acrescentamos, em que o autor ficcionaliza a operação cardíaca a que se submeteu no início dos anos 1970, uma das primeiras do país.

Para acentuar o minimalismo da capa, usamos uma cinta de papel vegetal, em que foram impressas as informações suplementares e mais comerciais (Versão vermelha, Capítulo inédito, com ilustrações de José Cláudio. Na contracapa, recuperamos uma das cenas de espancamento e tortura do livro, um dos motivos que o fez ser quase silenciado na época do lançamento, e um trecho que julgamos particularmente belo do romance. O código de barras e a lombada ficaram me vermelho, remetendo ao nome da versão.

Por esse motivo, a cinta deveria ser posicionada exatamente sobre a letra “A”, de modo que a palavra “Agá” da lombada fosse coberta pelo vegetal, “ocultando” em parte o nome, como ocultamos ironicamente pelo minimalismo a verborragia de Hermilo neste romance. 

Isso se mostrou, depois, um problema para o departamento de finalização e para o comercial, mas acredito que faria da mesma maneira hoje. É um dos projetos pelos quais me orgulho de ter participado.

Como escolher sua capa

Sempre que presto consultoria editorial a autores e autoras pelo país, gosto de dar sugestões sobre as capas, mas claro que isso é algo que deve ser discutido com a editora. Particularmente, acho que é importante que a editora se veja no projeto, que o livro tenha a cara da editora. Se você não gosta das capas da editora que escolheu, talvez seja uma boa pensar que você não vai mudar isso no seu livro. Repense o casamento.

Ao mesmo tempo, salvo raras exceções, os autores podem entender bastante do que escrevem, mas sabem quase nada sobre design gráfico. Deixe isso para profissionais e guarde aquela foto que você escolheu e que acha que é a cara de seu livro ou o desenho que você fez e que é quase a capela cistina. Vá por mim, o melhor a fazer é ouvir seu designer (assim como deve ouvir a voz divina de seu editor!). 

Neste texto, quis oferecer só alguns subsídios para você pode opinar sobre a proposta que a editora vai te enviar. Normalmente, as editoras não mandam mais que três propostas, então tente dar um resumo sobre o que seu livro trata, o que é importante para você, que mensagem subjaz, que referências são importantes, mas não queira monopolizar o processo. É a hora do capista brilhar, fica na tua.

Caso você esteja num projeto independente, procure um profissional que te ajude nisso. Presto esse serviço, em colaboração com designers, como a Patrícia Cruz Lima, e pode ser uma opção. Mas há vários profissionais freelancers que pode buscar. Veja seu porfólio antes de contratar. Vale a mesma regra que para as editoras. 

Espero que este artigo tenha ajudado você ao escolher o design da capa de seu livro. Se quiser compartilhar o processo de escolha de sua capa, deixa nos comentários!

 

Leitura Crítica

Um livro só está pronto depois de lido criticamente

A ajuda de um profissional de edição na hora de finalizar um livro é essencial para evitar o investimento em impressão em uma obra que não alcançou seu potencial. 

Com mais de dez anos de experiência, posso fazer a leitura crítica de seus originais, indicando o que precisa ser melhorado e apontando os pontos fortes. Será um prazer ajudar você nessa jornada.

Envie seu original
Etiquetas:
22 Comentários
  • Donaldbpt
    Postado às 21:20h, 23 julho Responder

    ??????? ??????? ????? ???? ? ???????
    ???????????? ???????? ? ????????? ?????????? ????????? ??????? ??????? ????????
    ??????????? ??????? ???????? ???? ?????? ?????????? (1,5-2 ?????) ? ??????? 0,5 ?????? ??? ???????? ???????.
    ? ???????? ????? ??????? ????????? ?????????? ???????? ? ???????????? ??? ????.
    ?????????????? ???????: ??????? ??? ??????? ?? ??????????????? ??????, ????? ??? ???????? ???????? ???????????? ?????????? ?????????????? ??????.
    ? ???????? ????? ???????? ??????? , ????????? ?-???????? ????. ????????? ????? ??????? ? ?????????????? ?????????. ????? ??? ????? ??????????? ????????? ????? ?????.
    ? ?????????? ?????? ?????????? ???????? ? ??????? ??????. ???? ???????? ????? ???????? ? ????????? ???????.
    ??????????? ??????????????? ???????.
    ???????? ????????????????? ??????? ? ?? ?????????????.
    ???????? ??????? ??????.
    ?????? ????????.

  • windows xp sp3 download
    Postado às 10:06h, 22 julho Responder

    Yes, now you can get latest version via single link windows xp sp3.

  • Andrewevaft
    Postado às 16:31h, 21 julho Responder

    eosimplementer.co nt

  • hur får man mer följare på instagram
    Postado às 19:15h, 20 julho Responder

    Hello, I think your blog might be having browser compatibility issues. When I look at your blog site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, awesome blog! hur får man mer följare på instagram rosa.teswomango.com/map4.php

  • tratamiento
    Postado às 11:55h, 20 julho Responder

    Respecto al Cialis, se ha demostrado que puede afectar la relación testosterona-estrógeno. Dichas afecciones pueden tener causas muy diversas, como lesiones, diabetes mellitus, esclerosis múltiple, ataques cerebrales agudos y fármacos.

  • QGBoKZErHkdcSCWV
    Postado às 12:10h, 19 julho Responder

    rPXIjNFDBAZhfqvt

  • cowork space buffalo
    Postado às 20:49h, 17 julho Responder

    fwyk yz oaqv

  • BoKXnmeSJ
    Postado às 03:01h, 03 julho Responder

    XyheBWGclpVJTg

  • BrandonWeiff
    Postado às 04:18h, 24 junho Responder

    I apologise, I can help nothing. I think, you will find the correct decision. Do not despair.

  • RussellScoto
    Postado às 23:17h, 23 junho Responder

    In my opinion you commit an error. I can defend the position.

  • LionelTup
    Postado às 13:37h, 21 junho Responder

    Also what from this follows?

  • contactrtolhc
    Postado às 05:44h, 20 junho Responder

    Dear Madame, Dear Sirs!

    Sending newsletters of Your offers via follow-up forms to the sites of business organizations via all domain zones of the world in any languages.

    Your message is sent to E-mail address
    of institution 100% will get to the incoming folder!

    2000 bases:
    Price List =» xn—-7sbb1bbndheurc1a.xn--p1ai/prajs-list/

    Test:
    twenty thousand messages on foreign zones to your email – 20 $.
    We need from You only E-mail, title and text of the letter.

    In our price there are more 800 databases for all domains of the world.
    Common databases:
    All Europe 44 countries 60726150 of domain names – 1100$
    All European Union 28 countries 56752547 of sites- 1000$
    All Asia 48 countries 14662004 of sites – 300$
    All Africa 50 countries 1594390 of domain names – 200$
    All North and Central America in 35 countries 7441637 of domain names – 300$
    All South America 14 countries 5826884 of sites – 200$
    New sites from around the world registered 24-48 hours ago. (A cycle of 15 mailings during the month) – 500$
    Companies of RF 4025015 – 300$
    Ukraine 1114526 of domain names – 100$
    All Russian-speaking countries minus RF are 14 countries and there are 1979217 of domains – 200$
    New sites of the Russia, registered 24-48 hours ago (A cycle of 15 mailings during the month) – 250$

    Databases:
    WHOIS databases of domain names for all countries of the world.
    You can purchase our databases separately from newsletter’s service at the request.

    P.S.
    Please, do not respond to this offer from your mailbox, as it has been generated automatically and will not reach us!
    Contact Feedback form =» xn—-7sbb1bbndheurc1a.xn--p1ai/to-order/

    PRICE LIST:

    Test mailing: $20 – 20000 contact forms websites

    All Europe 44 countries there are 60726150 websites – $1100

    All EU 28 countries there are 56752547 websites – $1000

    All Asia 48 countries there are 14662004 websites – $500

    All Africa 50 countries there are 1594390 websites – $200

    All North and Central America is 35 countries there are 7441637 websites – $300

    All South America 14 countries there are 5826884 websites – $200

    Top 1 Million World’s Best websites – $100

    Top 16821856 the most visited websites in the world – $300

    New websites from around the world registered 24-48 hours ago. (A cycle of 15 mailings during the month) – 500$

    Businesses and organizations of the Russian Federation – there are 4025015 websites – $300

    All Russian-speaking countries minus Russia – there are 14 countries and 2440822 websites – $200

    New websites of the Russian Federation, registered 24-48 hours ago. (A cycle of 15 mailings during the month) – 250$

    1499203 of hosting websites around the world (there are selections for all countries, are excluded from databases for mailings) – $150

    295285 websites of public authorities of all countries of the world (selections for all countries, are excluded from databases for mailings) – $100

    13623819 websites online stores Worldwide – $350

    CMS mailings:

    3dCart 14689 websites – $50
    Adobe CQ5 133567 websites – $80
    Advance 17589 websites – $50
    AdVantShop.NET 2453 websites – $30
    ALMA 7095 websites – $30
    Ametys 2389 websites – $30
    Amiro 29587 websites – $30
    Angora 20357 websites – $50
    AVS 1369 websites – $30
    BbPress 1487 websites – $30
    BESTWEB 2699 websites – $30
    BigCommerce 78257 websites – $50
    Bitrix 319687 websites – $80
    Blogger 658267 websites – $80
    Blogspot 279865 websites – $80
    BuddyPress 51477 websites – $50
    Burning Board 4659 websites – $30
    Catalyst Web 11689 websites – $50
    ClassiPress 11796 websites – $50
    CMSimple 11052 websites – $30
    Concrete5 72100 websites – $50
    Contao 110897 websites – $80
    CONTENIDO 5069 websites – $30
    Convio 2268 websites – $30
    Coppermine Photo 1296 websites – $30
    CS Cart 11400 websites – $30
    Datalife Engine 42587 websites – $50
    Dede 230589 websites – $100
    DedeEIMS 96068 websites – $50
    DIAFAN 4058 websites – $30
    Discuz 47962 websites – $50
    Django 71167 websites – $50
    DokuWiki 9588 websites – $30
    Dotnetnuke 82964 websites – $50
    Drupal 978298 websites – $100
    EasyBlog 1165978 websites – $100
    EPiServer 29876 websites – $50
    ExpressionEngine 1769823 websites – $150
    eZ Publish 5367 websites – $30
    F- 9356 websites – $30
    FireBoard 1567 websites – $30
    General Blogs 2067 websites – $30
    GetSimple 23094 websites – $50
    Host 6871 websites – $30
    HostCMS 5042 websites – $30
    HubSpot 31762 websites – $50
    i- 9438 websites – $30
    Image 1368 websites – $30
    InSales 14149 websites – $50
    InSales 11081 websites – $30
    InstantCMS 4136 websites – $30
    InteractiveBBS 32367 websites – $50
    Invision Power Board 2430 websites – $30
    IPBoard 2266 websites – $30
    IT 15189 websites – $50
    jforum 1056 websites – $30
    jobberBase 3387 websites – $30
    Joomla K2 154367 websites – $80
    Joomla 1906994 websites – $200
    Koobi 3722 websites – $30
    Liferay 5137 websites – $30
    Made Simple 20567 websites – $50
    Magento 369447 websites – $80
    MediaMaxScript 103896 websites – $80
    MediaWiki 41468 websites – $50
    Microsoft SharePoint 13198
    MODx 64023 websites – $50
    Moodle 8195 websites – $30
    Movable Type 13096 websites – $50
    MyBB 4367 websites – $30
    myUPB 3397 websites – $30
    NetCat 7294 websites – $30
    NG 18356 websites – $50
    NING 3687 websites – $30
    NopCommerce 18600 websites – $30
    Open 5916 websites – $30
    OpenCart 667000 websites – $80
    Osclass 4652 websites – $30
    osCommerce 68468 websites – $50
    OUR- 3096 websites – $30
    OXID eShop 12200 websites – $50
    Oxwall 6800 websites – $30
    Parallels Plesk Sitebuilder 174216 websites – $80
    php 14367 websites – $50
    php Link 2298 websites – $30
    phpBB 24400 websites – $30
    PHP-Fusion 2596 websites – $30
    PHPMelody 2365 websites – $30
    PHP-Nuke 2489 websites – $30
    PHPShop 2667 websites – $30
    PHPWeb 29789 websites – $50
    PHPWind 4032 websites – $30
    Plone 84962 websites – $50
    PowerEasy 1697 websites – $30
    Prestashop 434100 websites – $80
    Question2Answer 5598 websites – $30
    R 296498 websites – $80
    ReadyScript 6487682 websites – $80
    S.Builder 394367 websites – $80
    Shopify 6571650 sites websites – $400
    Shoutbox 145564 websites – $80
    SilverStripe 31721 websites – $50
    Simpla 17429 websites – $50
    Sitecore 74861 websites – $50
    Sitefinity 4183 websites – $30
    SMF 8111 websites – $30
    SocialGO 54267 websites – $50
    SPIP 28269 websites – $50
    Squarespace 1098231 websites – $100
    StoreLand 8257 websites – $30
    SupeSite 12367 websites – $50
    Textpattern 10900 websites – $30
    TikiWiki 1446 websites – $30
    Tilda 47396 websites – $50
    Tumblr 302357 websites – $80
    TYPO3 845009 websites – $80
    Umbraco 146064 websites – $80
    UMI.CMS 13191 websites – $50
    VamShop 1737 websites – $30
    vBulletin 14460 websites – $30
    Volusion 16006 websites – $50
    WallpaperSiteScript 2811 websites – $30
    Weebly 191753 websites – $80
    Wix 3379081 sites websites – $250
    WooCommerce 6403862 websites – $400
    Wordpress 35354537 websites – $650
    XenForo 21105 websites – $30
    XOOPS 20467 websites – $50
    XpressEngine 8565 websites – $30
    Zen Cart 26524 websites – $30

    Country:

    .ae 200462 websites UAE – $50
    .ae 1820 websites International zone UAE:.com .net .biz .info .name .tel
    .ag 11931 websites Antigua & Barbuda – $50
    .ai 33130 websites Anguilla – $50
    .am 21995 websites Republic Of Armenia – $50
    .am 1684 websites International zone Republic Of Armenia:.com .net .biz .info .name .tel
    .ar 782608 websites Argentine Republic – $80
    .ar 75496 websites International zone Argentine Republic:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $50
    .ar.com 135 websites – $30
    .at 1356722 websites Republic Of Austria – $100
    .at 181907 websites International zone Austria :.com .net .biz .info .name
    .au 2432174 websites Australia – $150
    .au 461279 websites International zone Australia:.com .net .biz .info .name
    .az 17855 websites Azerbaijan – $50
    .az 2036 websites International zone Azerbaijan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $30
    .ba 15725 websites Bosnia & Herzegovina – $30
    .ba 2291 websites international zone Bosnia and Herzegovina:.com.net.biz.info.org.name.tel.mobi.asia-$30
    .be 1349658 websites Belgium – $100
    .be 1056248 websites International zone Kingdom Of Belgium:.com .net .biz .info .name
    .bg 54418 websites Bulgaria – $50
    .bg 50685 websites International zone Republic Of Bulgaria:.com .net .biz .info .name
    .bo 2602 websites Bolivia – $30
    .bo 29415 websites International zone Plurinational State Of Bolivia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .br 3205100 websites Federative Republic Of Brazil – $200
    .br 1230078 websites International zoneFederative Republic Of Brazil:.com .net .biz .info .name .
    .by 99148 websites Republic Of Belarus – $50
    .by 1574 websites International zone Republic Of Belarus:.com .net .biz .info .name .tel
    .ca 2587463 websites Canada – $150
    .ca 288395 websites International zone Canada:.com .net .biz .info .name
    .cc 436396 Cocos Islands websites – $80
    .cc 1920589 websites Cocos Keeling Islands- $150
    .cf 2461460 websites Central Africa – $150
    .cg 526 websites Congo – $30
    .ch 1629450 websites Switzerland – $100
    .ch 205292 websites International zone Switzerland:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .ci 5794 websites Ivory Coast – $30
    .ci 112 websites International zone Ivory Coast:.com .net .biz .info .name
    .cl 590401 websites Chile – $80
    .cl 65996 websites International zone Chile:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .cm 29221 websites Republic Of Cameroon – $50
    .cn 23160610 websites China – $600
    .cn 1372416 websites International zone China:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$100
    .co 1878923 websites Colombia – $100
    .co 10854 websites International zone Republic Of Colombia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .cx 15753 websites Christmas Island – $50
    .cy 11092 websites Cyprus – $50
    .cy 744 websites International zone Republic Of Cyprus:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .cz 1001208 websites Czech Republic – $100
    .cz 193400 websites International zone Czech:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .de 15078512 websites Germany – $350
    .de 3894156 websites International zone Germany:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$150
    .dk 1319155 websites Kingdom Of Denmark – $100
    .dk 148164 websites International zone Kingdom Of Denmark:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .dm 23318 websites Dominican Republic – $50
    .dn.ua 1835 websites – $30
    .do 5255 websites Dominican- $30
    .dy.fi 1112 websites – $30
    .dz 5382 websites Democratic Republic Of Algeria – $30
    .ec 11731 websites Republic Of Ecuador – $50
    .ec 2897 websites International zone Ecuador:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .ee 131791 websites Republic Estonia – $50
    .ee 10490 websites International zone Republic Estonia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .es 1509048 websites The Kingdom Of Spain – $100
    .es 683845 websites International zone The Kingdom Of Spain:.com .net .biz .info .name .tel .eu 3046076 websites European Union – $150
    .eu 633384 websites International zone Europe:.com .net .biz .info .name .fi 361111 websites Finland – $80
    .fi 69631 websites International zone Republic of Finland:.com .net .biz .info .name .fr 2810983 websites French Republic – $150
    .fr 639546 websites International zone France:.com .net .biz .info .name .ge 24598 websites Georgia – $50
    .ge 1676 websites International zone Georgia:.com .net .biz .info .name .tel .gf 996 websites French Guiana – $30
    .gg 10528 websites Guernsey – $50
    .gh 703 websites Ghana – $30
    .gi 981 websites Gibraltar – $30
    .gp 2044 websites Guadeloupe – $30
    .gq 2027422 websites Republic Of Equatorial Guinea – $100
    .gr 327215 websites Greece – $80
    .gr 57984 websites International zone Hellenic Republic:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$150
    .gt 15351 websites Guatemala – $50
    .hk 116093 websites Hong Kong Special Administrative Region Of China Hong Kong – $50
    .hm 335 websites Heard and McDonald islands – $30
    .hn 4732 websites Honduras – $30
    .hr 75736 websites Croatia Hrvatska – $50
    .hr 16592 websites International zone Republic Of Croatia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia
    .ht 1299 websites Republic Of Haiti – $30
    .hu 53940 websites International zone Republic Of Hungary:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .ie 209620 websites Ireland – $50
    .ie 49861 websites International zone Ireland:.com .net .biz .info .name .il 196266 websites The State Of Israel – $80
    .il 38537 websites International zone Israel:.com .net .biz .info .name .tel .in 1157482 websites India – $100
    .in 266179 websites International zone India:.com .net .biz .info .name .tel
    .io 496216 websites British Indian Ocean – $80
    .iq 2401 websites Iraq – $30
    .ir 574258 websites Iran – $80
    .ir 15487 websites International zone Iran:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia
    .it 2410105 websites Italy – $150
    .it 954040 websites International zone Italian Republic:.com.net.biz.info.org.name.tel.mobi.asia – $100
    .je 3016 websites Ireland – $30
    .jp 1825219 websites State of Japan – $150
    .jp 4683252 websites International zone State of Japan:.com.net.biz.info.org.name.tel.mobi.asia – $200
    .jp.net 5170 websites – $30
    .ke 14677 websites Kenya – $50
    .kg 10350 websites Kyrgyz Republic – $30
    .kg 664 websites International zone Kyrgyzstan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .ki 79 websites Republic Of Kiribati – $30
    .kn 3211 websites Saint Kitts and Nevis – $30
    .kr 272463 websites Republic Of Korea- $80
    .kw 484 websites The State Of Kuwait – $30
    .ky 5783 websites The Cayman Islands – $30
    .kz 113180 websites Kazakhstan – $80
    .kz 5876 websites International zone Kazakhstan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .lc 1121 websites Saint Lucia – $30
    .lk 32654 websites Sri Lanka – $30
    .lt 137666 websites Lithuania- $50
    .lt 27710 websites International zone Lithuania:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia- $50
    .lu 74322 websites Luxembourg – $50
    .lu 4125 websites International zone The Grand Duchy Of Luxembourg:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .lv 86593 websites Republic Of Latvia – $50
    .lv 8887 websites International zone Republic Of Latvia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .ma 59103 websites The Kingdom Of Morocco – $50
    .mc 3046 websites Monaco – $30
    .md 16730 websites Republic Of Moldova – $50
    .md 1293 websites International zone Republic Of Moldova:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .me 761596 websites Montenegro – $80
    .me 86897 websites International zone Montenegro:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .mg 3715 websites Madagascar- $30
    .mk 13266 websites Republic Of Macedonia – $50
    .ml 2158835 websites Republic Of Mali – $100
    .mn 17044 websites Mongolia – $50
    .mq 1112 websites Martinique (French) – $30
    .mr 776 websites Mauritania – $30
    .ms 7265 websites Montserrat – $30
    .mt 1402 websites Malta – $30
    .mu 6475 websites Republic of Mauritius – $30
    .mv 1996 websites Republic Of Maldives – $30
    .mw 8579 websites Malawi – $30
    .mx 670901 websites Mexico- $80
    .mx 174571 websites International zone United Mexican States:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .my 143039 websites Malaysia – $50
    .na 1094 websites Republic of Namibia – $30
    .nc 3497 websites New Coledonia – $30
    .nl 3925784 websites Netherlands – $200
    .nl 1019697 websites International zone The Netherlands:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$100
    .no 620882 websites Norway – $80
    .no 74318 websites International zone The Kingdom Of Norway:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .nu 255161 websites Niue- $50
    .nz 593127 websites New Zealand – $80
    .om 1701 websites The Sultanate Of Oman – $30
    .pe 83224 websites Peru – $50
    .pe 59157 websites International zone Republic Of Peru:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .pk 44464 websites Pakistan – $50
    .pl 1795299 websites Republic Of Poland – $100
    .pl 327587 websites International zone Poland:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .pr 1358 websites Commonwealthof Puerto Rico – $30
    .pt 263136 websites Republica Portuguesa – $80
    .pt 17691 websites International zone Republica Portuguesa:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .py 5593 websites Republic Of Paraguay – $30
    .py 653 websites International zone Republic Of Paraguay:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $30
    .re 15089 websites Reunio – $50
    .ro 424401 websites Romania – $80
    .ro 42046 websites International zone Romania:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .rs 85503 websites Republic Of Serbia – $50
    .ru 5025331 websites Russia – $250
    .ru 514668 websites International zone Russia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$80
    .rw 3806 websites Rwanda – $30
    .sa 20421 websites Kingdom Of Saudi Arabia- $50
    .sa 5064 websites International zone Kingdom Of Saudi Arabia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $30
    .sc 4442 websites Republic Of Seychelles- $30
    .se 1491677 websites Sweden – $100
    .se 293316 websites International zone The Kingdom Of Sweden:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .sg 150351 websites Republic Of Singapore – $50
    .sh 7560 websites Saint Helena – $30
    .si 103778 websites Slovenia- $50
    .si 12879 websites International zone Republic Of Slovenia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .sk 414198 websites Slovakia- $80
    .sk 31572 websites International zone Slovakia:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .sm 8897 websites Republic Of San Marino – $30
    .sn 4465 websites Republic Of Senegal – $30
    .sn 344 websites International zone Senegal:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .sr 580 websites Republic Of Suriname – $30
    .sv 8432 websites El Salvador- $30
    .sx 2901 websites Sint Maarten – $30
    .sy 2972 websites Syrian Arab Republic – $30
    .sz 321 websites Kingdom Of Swaziland – $30
    .tc 16384 websites Islands Turks And Caicos – $50
    .tf 19841 websites French Southern and Antarctic Territories – $50
    .tg 1230 websites Togo – $30
    .th 22368 websites Kingdom Of Thailand- $50
    .tj 6874 websites Tajikistan- $30
    .tj 34 websites International zone Republic Of Tajikistan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia
    .tk 20085806 websites Tokelau – $500
    .tl 2748 websites Democratic Republic of East Timor – $30
    .tm 6395 websites Turkmenistan- $30
    .tm 44 websites International zone Turkmenistan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia
    .tr 243347 websites Turkish Republic – $80
    .tr 138818 International zone Turkey:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $50
    .tt 1017 websites Trinidad and Tobago – $30
    .ua 553216 websites Ukraina – $80
    .ua 147202 websites International zone Ukraine:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$50
    .ug 3806 websites Republic Of Uganda – $30
    .ug 720 websites International zone Republic Of Uganda:.com .net .biz .info .name .tel .mobi.asia-$30
    .uk 5975887 websites UK – $250
    .uk 3304606 websites International zone UK:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$150
    .us 3139563 websites USA – $200
    .us 578927 websites International zone USA:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$80
    .uy 15571 websites Eastern Republic Of Uruguay – $50
    .uy 31812 websites International zone Uruguay:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia-$30
    .uz 38357 websites Republic Of Uzbekistan – $50
    .uz 365 websites International zone Republic Of Uzbekistan:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia
    .vc 18641 websites Saint Vincent and Grenadines – $50
    .ve 14015 websites Venezuela – $50
    .ve 2898 websites International zone Venezuela:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $30
    .vg 8389 websites Virgin Islands (British) – $50
    .vi 109 websites Virgin Islands (US) – $30
    .vn 436005 websites Socialist Republic Of Vietnam – $80
    .vn 161855 websites International zone Vietnam:.com .net .biz .info .name .tel .mobi .asia – $50
    .vu 1051 websites Vanuatu – $30
    .wf 1133 websites Wallis & Futuna – $30
    .ws 99308 websites Samoa – $80
    .ye 18 websites Yemen – $30
    .yt 2004 websites Mayotte – $30
    .za 1008308 websites South Africa Republic – $100

    website =» xn—-7sbb1bbndheurc1a.xn--p1ai

  • RPTuACyzHtDk
    Postado às 07:24h, 15 junho Responder

    lPWfdSvxjAhRC

  • lvrOeCnHyUbQV
    Postado às 04:02h, 09 junho Responder

    EKFIyvJQXnVO

  • Aristofamn
    Postado às 07:16h, 06 junho Responder

    Ho ho ho :-) :-) :-) Goooooood!

  • Michaellek
    Postado às 10:55h, 02 junho Responder

    I think, that you are mistaken.

  • HarlanHycle
    Postado às 01:12h, 27 maio Responder

    It agree, a remarkable idea

  • Davidaffew
    Postado às 00:14h, 26 maio Responder

    It’s just one thing after another.

  • usyoYRpZMlbTUGdc
    Postado às 06:57h, 22 maio Responder

    OGgSDwIK

  • AndreSes
    Postado às 23:50h, 20 maio Responder

    Completely I share your opinion. In it something is also to me this idea is pleasant, I completely with you agree.

  • Theons
    Postado às 03:50h, 13 maio Responder

    So simply does not happen

  • Thiago
    Postado às 06:49h, 14 abril Responder

    Obrigado, Wellington!
    Aguardo pela próxima parte, tenho muito dúvida sobre lombada e orelha… Isso porque fiz meu livro todo no word e não sei como fazer essas coisas por lá.

Comente