Você já ouviu falar da técnica pomodoro? É um método de gerenciamento de tempo que consiste em dividir o trabalho em blocos de 25 minutos, separados por pausas de 5 minutos. O objetivo é aumentar a produtividade, a concentração e a criatividade, evitando a procrastinação e o cansaço. Neste breve artigo, vou explicar como funciona e mostrar tanto por que escritores podem usá-la para melhorar sua produtividade, como quando ela não funciona.

Como usar a técnica pomodoro

Para aplicar essa técnica, você vai precisar de um cronômetro, um papel e uma caneta. Primeiro, você deve escolher uma tarefa que queira realizar, como escrever um capítulo do seu livro, por exemplo. Depois, você deve ajustar o cronômetro para 25 minutos e começar a trabalhar sem interrupções. Quando o tempo acabar, você deve marcar um “X” no papel e fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “X”, você deve fazer uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Esse ciclo se repete até você terminar a sua tarefa ou atingir o seu objetivo.

Quando usar (ou não) a pomodoro

A técnica pomodoro pode ser muito útil para escritores, que muitas vezes enfrentam dificuldades para manter o foco e a motivação na hora de escrever. Ao usar essa técnica, você pode definir metas claras e mensuráveis, como escrever um certo número de palavras ou páginas por bloco de tempo. Além disso, você pode aproveitar as pausas para relaxar, se alongar, tomar água ou fazer outra atividade que te ajude a recarregar as energias.

No entanto, a técnica pomodoro não é para todo mundo. Mas algumas pessoas podem se sentir pressionadas ou ansiosas com o cronômetro, ou podem ter dificuldade para retomar o fluxo de escrita após as interrupções. Outras podem preferir um ritmo mais flexível e adaptável, que leve em conta as variações de humor, inspiração e disposição. Por isso, é importante testar e experimentar diferentes formas de organizar o seu tempo e encontrar a que melhor se adequa ao seu estilo e às suas necessidades.

Escrita criativa e produtividade

Então, se você é um escritor ou uma escritora que quer melhorar a sua produtividade, a sua qualidade e a sua satisfação com o seu trabalho, talvez a técnica pomodoro seja uma boa opção para você. Mas se você ainda tem dúvidas ou dificuldades para aplicar essa ou outras técnicas de escrita, eu posso te ajudar. 

Tenho mais de dez anos de experiência e já editei mais de 100 livros no Brasil e fora dele. Acompanho autores e autoras oferencendo mentoria personalizada, por meio da qual realizo leituras críticas e deixo seu original em ponto de bala para publicação.

Se você quer ter a melhor orientação para tirar seu projeto literário do papel hoje, entre em contato por mensagem, apenas clicando no link abaixo e conheça minha mentoria Avante!, que tem vagas limitadas. Assim, verá como posso te auxiliar em todas as etapas do seu processo criativo. Não perca tempo e mande-me uma mensagem.

UMA MENTORIA LITERÁRIA PROFISSIONAL

Contrate minha mentoria literária Avante! e tire seu projeto do papel hoje mesmo. Envie-me uma mensagem via WhatsApp e vamos conversar sobre seus planos. Não perca tempo. Vamos?
POUCAS VAGAS

Newsletter

Assine gratuitamente e receba atualizações quando houver novas postagens no blog.

1 Comentário

Comente