Lunático pisa em solo pernambucano

cartaz-lunatic

Cartaz de Lunatic

Na próxima segunda-feira, 20 de julho, fará exatamente 40 anos que o homem pôs os pés pela primeira vez na Lua. Pelo menos é isso o que os livros de História contam. Para marcar esse momento, um homem da Lua irá inverter o caminho e pisar em solo terrestre, no leito da Bacia do Pina, no Recife. Essa é a idéia do performer Biagio, que encarnará o personagem do astronauta vindo da Lua para tomar posse do território, na ação intitulada In-Margens nº 1: Lunatic.

A performance vai começar às 7h15 da manhã, com a caminhada do astronauta da ponte Duarte Coelho ao Marco Zero, seguido por uma bicicleta de propaganda tocando o tema Also Sprach Zarathustra, de Strauss. Biagio conta que “seu movimento será leve e lento, ele terá um peso diferente dos cidadãos, estará noutra gravidade”. Uma hora se passará até que chegue ao píer e tome sua pequena embarcação.

Às 8h30, o barco deixa o Marco Zero, ao som da mesma música, levando o astronauta. Logo atrás, uma segunda embarcação partirá com 6 espectadores, os únicos que terão a oportunidade de acompanhar o feito bem de perto. Por volta das 9h, o astronauta despontará na Bacia do Pina (estuário do braço sul do Capibaribe). A maré estará seca (0.3).

O barco vai atracar e o astronauta começará a descer, tocando pela primeira vez na superfície da lama. Lentamente, arriscará caminhar sobre ela. Por fim, para selar sua conquista, fincará sua bandeira. No mastro, uma tarja onde só de perto se lerá (em inglês) : Here Men From Moon First Set Foot Upon This River. July 2009. We Came In Peace For All (Aqui os homens da lua pisaram pela primeira vez este rio. Julho de 2009. Viemos em paz por todos). Retornará à sua nave e partirá de volta ao Marco Zero. A missão terá sido cumprida.

Além do pequeno público no segundo barco, também poderão acompanhar a missão pescadores, quem passar de ônibus e carro pelo Cais José Estelita. Biagio explica que “In-Margens nº 1: Lunatic é a primeira de uma série de performances que têm como foco de ação o rio Capibaribe, sua dimensão geográfica, estética e ecológica”.

 

serviço

Quando : 20 de Julho (segunda-feira)

Hora : a partir das 7h15 da manhã.
Onde : Começa na ponte Duarte Coelho, segue em direção ao Marco Zero.
* Observatórios: de dentro do barco (apenas 6 vagas) ou do Cais José Estelita.
Quanto : aberto ao público.

CONTATOS

Rose Lima : 87974940

Milena Andrade : 86839865

Biagio: 99781712

ROTEIRO DA PERFORMANCE

Caminhando – 7h15

ROTEIRO DA PERFORMANCE

Ponte Duarte Coelho

Av. Guararapes

Praça da Independência

Rua 1º de Março

Ponte Maurício de Nassau

Av. Marquês de Olinda (Bairro do Recife)

Marco Zero

Embarcando – 8h30

Marco Zero

Bacia do Pina

FICHA TÉCNICA

Concepção e Performance : Biagio

Produção : Rose Lima e Milena Andrade

Artista plástico convidado (bandeira) : Sérgio Altenkirch

Registro áudio-visual (doc) : Alex Guterres

Registro para vídeo-performance : Oscar Malta

Assessoria de imprensa : Eva Duarte

Fotografia: Déborah Guaraná

Apoio: Sete Filmes, Urros Masculinos, Casa da Moeda e Canal das Artes.

Fonte: Assessoria de Biagio Pecorelli.

Sem comentários

Comente