Vari­a­ções do tema do outsider

Sou uma patética variação do tema do outsider.

Cada vez mais percebo isso. Eu circulo por ambientes que não são meus, que não sou eu, em que não sou. Não é lamúria por ter origem humilde: é a constatação de que o universo a que pertenço é tão mais transparente do que esse pelo qual me arrasto como um pedinte. Otelo é Otelo não pelo ciúme a Desdêmona. É-o porque é um outsider: despertou a inveja e a fúria de Iago. Suporto com dificuldade os salões pela necessidade de alcançar certos objetivos que cada vez mais parecem menos meus. Uma piada de mau gosto. Eu sou rude, não tenho esse fino trato, esse sorriso que esconde fúrias. Se me enfureço, fecha-se a cara, pronto. Calar, calar, esperar, baixar a cabeça. Isso não é algo que aprendi com meu pai. Sou um estrangeiro. Quero-me de volta, mas parece que meu rosto está escondido em alguma gaveta. A um amigo que disse que escrevia um conto com um personagem baseado em mim, um conselho: se não for uma variação do tema do outsider, não serei eu. E não tem que ser, na verdade. Qual o sentido de tudo isso, para que tudo isso? Ouço conversas sobre viagens à Europa, tendências da literatura, projetos, editais. Cansado. Cansado de remar contra uma maré de imbecis. Cansado de ser um imbecil que acredita que pode fazer alguma coisa. Um estrangeiro. Num labirinto.

4 Comentários
  • nike (sou querido amigo)
    Postado às 11:22h, 23 junho Responder

    :-)Agradeço amigo por clarear meus entendimentos pois essa troca que me faz crescer , agora sei algo que antes me era desconhecido ;quando isso acontece me sinto fazendo parte do estar agora, em meu tempo …. beijão continuemos essa amizade em crescimento …Rosita :-)

  • Wellington de Melo
    Postado às 10:57h, 23 junho Responder

    Rosita,
    A condição de outsider em sua própria terra é talvez mais complexa. Nem vejo pelo lado da rebeldia, mas por um incômodo que não ‘pertinência’, de sentir-se alheio a seu ambiente. Vejo por aí.

  • nike (sou querido amigo)
    Postado às 17:02h, 22 junho Responder

    Amei esse texto !!! Rosita :-)

  • nike (sou querido amigo)
    Postado às 16:56h, 22 junho Responder

    Voltei …Voltei… pois é caro amigo Wellington tendo por curiosidade procurei a definição de tal palavra (outsider”)FONTE ;
    http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=outsider

    Definição : Linguagem comum: pessoa que está à margem ou fora do sistema; pessoa rebelde; pessoa que não gosta de seguir as regras ou normas ou que a isso é obrigada.

    Admito faço parte dessa turma tbm sou outsider…:-)
    E daí ? Somos assim mesmo . Cheios de oposições … Só os inteligentes não aceitam de imediato o primeiro prato ,
    “O prato principal , questionam cadê o coentro ????
    Eu sou nordestina e é assim com coentro que acho uma delícia e não essa salsa que só tem grife e não gosto …Acho que vc entende amigo do que estou falando …Rosita ..

    Obs :Em outra ocasião fui num café na zona Sul do RJ e certa pessoa ao lado , falava de uma forma como se estivesse numa outra vida , a onde ser simples sem marcas , grifes etc. fosse motivo de desprezo pelos que consideram tudo isso (valor na humanidade) , agente “outsider sabe que a realidade da vida onde um olhar vale mais do que mil palavras e não uma etiqueta do lado da calça jans de 500 reais …Pobres ricos !!! Festa e alegria mesmo é na praia com os amigos , tocando violão, as estrelas, a lua, o internacional chique “vinho carreteiro , e aí quem descobre a onde está a grife da felicidade na marca ou na simplicidade ???
    Feliz em saber que vc continua sendo aquele wellington que aprendi a admirar com todas as qualidades etc …Bejão querido amigo … Por favor coloca um comentário sobre o q/ escrevi ..Nike…;-) Beijão filhão e doce Ana :-)

Comente