Ultimamente não tenho tido muita sorte com filmes. Raras são as vezes em que pego um na locadora (sim, porque tenho ido pouco ao cinema) que preste ou seja digno de menção. “O Lenhador” (EUA – 2004) é um destes raros momentos. Diria mais: entra pra minha lista de melhores de todos os tempos.

Depois de passar 12 anos preso por um motivo a princípio desconhecido, mas logo revelado como pedofilia, Walter (Kevin Bacon, tocante) tenta reconstruir a sua vida. Passa pelo preconceito e perseguição quando seus colegas descobrem o seu crime, pelo drama de ser levado mais uma vez a cometer os mesmos erros, por tentar se relacionar com outras pessoas ou ter uma vida amorosa ‘normal’ com uma colega de trabalho (Vickie, interpretada por Kyra Sedgwick) que também tem segredos a revelar.Close-up

Para mim um belo filme sobre redenção e que mostra um tema polêmico desde um ponto de vista jamais trabalhado. Notamos o lado humano por trás do que convencionamos classificar como monstros. O filme gerou muito burburinho justamente por isso, como se observar todos os lados da questão fosse uma propaganda para a pedofilia.

Mais um exemplo (como Casa de Areia e de Névoa) de que o maniqueísmo não precisa permear toda a obra cinematográfica americana.

Ficha Técnica

Título Original: The Woodsman
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 87 minutos
Direção: Nicole Kassell

Elenco
Kevin Bacon (Walter)
Kyra Sedgwick (Vickie)
Eve (Mary-Kay)
Mos Def (Sargento Lucas)
David Alan Grier (Bob)
Benjamin Bratt (Carlos)
Kevin Rice (Candy)
Michael Shannon (Rosen)
Hannah Pilkes (Robin)
Carlos Leon (Pedro)
Gina Philips (Nicole Walker)

Foto: Brett L.

Sem comentários

Comente