Por que espanhol no Vestibular?

A concorrência, sempre a concorrência!

Não é preciso dizer que a luta para ter acesso às principais universidades de Pernambuco vem aumentando a cada ano. Basta observar as estatísticas divulgadas pelas instituições que elaboram as provas. Em um cenário como estes os candidatos precisam lutar por cada ponto, a cada questão, independente do curso sonhado. Em 2009 foram simplesmente 52.792 candidatos concorrendo a 9.846 vagas, isso só na UFPE. O que significa isso? Que os 42.946 candidatos que não passaram estarão este ano aumentando a concorrência.

Preparação é tudo!

Não é raro ver alunos preparando-se em isoladas com matérias como Português, Matemática, Física, Biologia etc. No entanto, poucos são os candidatos que têm consciência da importância do estudo de língua estrangeira voltado para o vestibular. Muitos alunos têm sua nota reduzida ou mesmo levam ponto de corte em língua estrangeira, justamente porque negligenciaram os estudos desta matéria, ou porque acharam “que era fácil”. O que acontece? Um ano inteiro de trabalho – e de dinheiro jogado fora!

Ou seja, ao invés de pagar uma matéria a mais, fazendo língua estrangeira em um ano, você terá que pagar todas as outras matérias no ano seguinte para concorrer mais uma vez. Resumindo, você deve fazer língua estrangeira, mesmo que seja por economia!

Tá, mas por que espanhol?

Neste ponto já deve ter ficado claro que você PRECISA estudar língua estrangeira para o vestibular. Mas por que espanhol?

Segundo dados revelados no último vestibular da UFPE, 35,1 mil candidatos (66,49% do total) escolheram espanhol como língua estrangeira. O fato se deve naturalmente à proximidade com a língua portuguesa, o que faz com que um aluno com pouco conhecimento de inglês “fuja” para o espanhol. O nível alto das questões de vocabulário das provas de inglês – muitas vezes exigindo um nível de proeficiência acima do esperado do ensino médio – também apavora alguns candidatos.

Então espanhol é mais fácil. Não precisa nem estudar…

Ai, ai, ai… Parece que não aprendemos nada. Aí voltamos para os que negligenciam o estudo de língua estrangeira para o vestibular.  Quantos destes 42.946 não passaram para a segunda fase da UFPE já sem esperanças porque tiraram uma nota baixa? Agora se pergunte quantos acertaram apenas metade das questões de língua estrangeira? E quantos sentiram a falta daqueles décimos lá na segunda fase, por conta de 2 questões que erraram na prova de língua estrangeira, ainda na primeira fase. O argumento de que não é “específica” é o que quebra muita gente, justamente porque você precisa construir sua nota para chegar com competitividade às suas específicas na segunda.

Para quem faz UPE, por outro lado, não nem sequer o sonho de não estudar língua estrangeira, já que são 16 para todos que podem ser a diferença entre aquela sonhada vaga de Medicina e os bancos dos cursinhos no ano seguinte. Nada pode ser esquecido, nada.

Ok, você me convenceu… E agora?

Em meus cursos você poderá adquirir/ exercitar as competências e  habilidades necessárias para ser bem sucedido no vestibular. Em todas as aulas você terá leitura e compreensão de textos dos mais diversos gêneros, incluindo o trabalho com canções, o que faz a aula envolvente e dinâmica. Também poderá revisar todo o conteúdo gramatical cobrado nos vestibulares – você notou que no caderno do estudante não há uma lista de conteúdos de língua estrangeira, que é tudo muito genérico? Pois é, alguém precisa dizer “o que cai” para você, não é?

Durante o ano também temos vários momentos culturais, como o Cine in Foco, quando fazemos uma sessão de vídeo seguida de um bate-papo interdisciplinar com professores de História, Geografia ou outras matérias. Também já é clássica nossa “Noche Hispânica”, reunião de encerramento do curso, quando servimos uma deliciosa paella e outras guloseimas hispânicas.

Então, não perca tempo, venha estudar espanhol. Para fazer sua matrícula, visite meu curso, no Foco Matérias Integradas. Clique aqui para fazer sua matrícula.

Se ainda quiser mais informações, visite este link, onde terá uma ideia sobre o que lhe espera na prova de Espanhol do ENEM.

4 Comentários
  • Natália
    Postado às 13:25h, 20 novembro Responder

    Eu ameii essa nova enquente porque me esclareçeu mhs dúvidas sobre lingua estrangeira..
    Amei mesmo, pois a mih prova já é domingo..
    Beijinhos á todos..

  • davi ferreira
    Postado às 10:11h, 20 setembro Responder

    Bom dr. gostei muito da sua dic mais agradeceri se me desse umas dica de como ter sucesso no vestibular não só de espanhol como de todas outras materias pois é a primeira vez que estou me ingressando e não tenho a minima noção do que é um vestibular e das questões mais frequentes que caem

    • Wellington de Melo
      Postado às 17:25h, 21 setembro

      Dicas de sucesso há várias, mas a única que vale mesmo é: estude e confie em você mesmo! (Bem clichê, mas é isso!)

  • lílian santos de castro
    Postado às 21:42h, 01 agosto Responder

    Eu gostei dessa nova enquete, pois define bem o que devemos aprender, não estudar somente para uma matéria e sim para todas …….

Comente