Novidades de Literatura no Funcultura

Um breve artigo sobre as novidades presentes no edital do Funcultura 2013/2014 no que diz respeito à linguagem de literatura.

Desde 2011, quando entrei na Secretaria de Cultura, ocupando a pasta de Literatura, venho propondo mudanças no edital e na resolução que regulamenta o Funcultura para maximizar os investimentos em Literatura. A primeira grande mudança que fizemos foi no ano passado, com a reformulação de algumas linhas que eram pouco acessadas, mudanças de valores e a criação de duas linhas de bolsa para criação e crítica.

Este ano continuamos dialogando com o setor, especialmente com a comissão setorial de literatura do estado, para implementar mudanças e atualizar as linhas de ação. Neste post falarei brevemente sobre as mudanças deste ano, para que os produtores e artistas interessados possam aproveitar ao máximo as linhas de ação. Para facilitar a consulta, disponibilizo o link para o edital e a resolução da Comissão Deliberativa, documentos essencias

Exigências em bloco

A primeira diferença está no fato de as exigências para as linhas aparecerem todas em bloco. Por exemplo se você for apresentar projetos para as linhas de 1 a 11 (publicação), verá todas as exigências reunidas em um único espaço, o que evitará que os proponentes sejam desclassificados por não cumprir essas exigências.

Mudanças de valores

Como não houve aumento do recurso destinado para nenhuma linguagem, as mudanças são decorrentes de relocações de recursos de uma linha para outra. A partir das sugestões da Comissão Setorial e da Comissão Deliberativa, encaminhamos para a Secretaria Executiva do Funcultura as mudanças, sejam aumentos ou reduções, se referem às linhas que eram pouco acessadas e baseadas na média de valores aprovados nos últimos anos. Por exemplo, a linha de festivais e feiras foi reduzida para 200 mil, enquanto a linha de ações de formação de leitores em bibliotecas aumentou para 95 mil.

Mudanças de redação

Algumas linhas, embora preservadas, tiveram mudanças de redação, pra maximizar o uso dos recursos e levando em conta o planejamento estratégico para o setor. A linha de reedição será voltada para livros com mais de vinte anos de publicação, para garantir que a política se volte para títulos fora de catálogo com grande relevância. Isso permitirá que esses recursos se voltem para livros publicados da década de 90 para trás.

Outra mudança de redação se refere à linha de atividades de formação de leitores, que explicita agora a formação de mediadores de leitura. Como se trata de uma ação estruturadora, acreditamos que é importante deixar claro que atividades para bibliotecas envolvem este tipo de iniciativa.

Novas linhas

Duas linhas surgiram: uma para publicação de livros de poesia ou conto (40 mil) de conteúdo acessível (audiolivro ou braile), que se caracteriza como uma das outras iniciativas de inclusão deste edital; a outra, linha linha para encontro de escritores em institutos de ensino superior (IES), escolas, bibliotecas e pontos de leitura, de 60 mil. Essa última consideramos importante por seu impacto na realização de pequenos eventos de encontros entre escritores e leitores nesses espaços que cotidianamente aproximam esses universos, fortalecendo a criação de plateia.

Você percebeu alguma mudança que não mencionei aqui? Poste seu comentário ou sua dúvida que respondo com prazer!

 

Sem comentários

Desculpe, fechado para comentários.