Mais prêmios literários em 2014

Os escritores devem ficar atentos aos editais que começam a abrir inscrições

Recentemente falei por aqui das inscrições para o Prêmio Pernambuco de Literatura, que vai até 2 de março. Esse prêmio é voltado apenas para residentes no estado, mas começam a abrir editais para prêmios literários pelo país e é importante que todos fiquem atentos. Além dos valores de premiação, ganhar um prêmio ajuda na projeção do autor ou da autora e naturalmente surgem convites para eventos e publicação.

Claro que os livros vencedores de prêmios também têm um perfil: muitas vezes um livro que tem um ritmo mais lento pode ser prejudicado nessas competições, que exigem livros com pegada e que impressionam os avaliadores desde o começo. Mas é normal que, como autor, você queira ser indicado ou vencer um prêmio, seja pelo reconhecimento da obra, seja porque ninguém é doido de rasgar dinheiro. Até que se prove o contrário.

Neste artigo vou falar brevemente dos editais abertos e dar um toque sobre os próximos. Alguns são para livros inéditos, outros para livros publicados, então fiquem atentos ao perfil de cada prêmio.

Prêmio Brasília de Literatura

Prêmio recente em que concorrem livros dos gêneros Biografia, Conto, Crônica, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem. O primeiro colocado de cada categoria receberá 30 mil e o troféu Prêmio Brasília de Literatura. Para o segundo lugar, premiação de 10 mil e troféu. No total são 320 mil em prêmios.

Este edital é para livros publicados (não adianta enviar originais ou livros no prelo), com 1ª edição no Brasil, entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2013, escritas originalmente em português. As inscrições poderão ser feitas tanto por autores quanto por seus representantes legais até 3 de março. Link disponível no site da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, aqui.

Prêmio Barco a Vapor

O Prêmio Barco a Vapor é promovido pela Fundação SM nos nove países onde o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. Concorrem textos inéditos nos gêneros romance, novela e narrativa breve. Além de 30 mil como adiantamento de direitos autorais, o autor vencedor tem seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, de Edições SM. Quem quiser participar tem que correr, pois as inscrições começaram 1º de outubro de 2013 e vão até 31 de janeiro de 2014. Mais informações no site.

Prêmio Nacional ALB

Edital voltado apenas para livros de poesia. Inscrições até dia 24 de maio, para obras inéditas, que serão avaliadas pela comissão julgadora da própria Academia de Letras da Bahia (ALB). O resultado será divulgado no mês de outubro e o vencedor será premiado com 20 mil e a publicação do livro por uma editora nacional. O edital e mais informações podem ser vistas aqui.

Prêmio Paraná

Relativamente recente, mas já um dos mais conceituados do país, o Prêmio Paraná é para livros inéditos nos gêneros romance, conto e poesia. Não saiu ainda a edição 2014, mas a previsão é para abril e o edital fica até junho. Aqui você vê o edital de 2013, para dar uma olhada (normalmente muda pouco de um ano para o outro). São 40 mil para cada vencedor, mais publicação do livro pela Biblioteca Pública do Paraná. Os resultados saem em dezembro, normalmente. Bom para quem está finalizando seu livro ainda.

Prêmio Governo de Minas Gerais

Prêmio lançado pela primeira vez em 2007, tem como previsão abertura para agosto (até outubro). O volume de prêmios no ano passado chegou a 212 mil, distribuídos em várias categorias: na categoria Conjunto da Obra, o valor foi de  120 mil; para Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural,  42 mil; para Ficção (romance),  25 mil; e para a categoria Poesia, 25 mil.

A categoria Jovem Escritor Mineiro é bem bacana, por incentivar os novos. Pelo conjunto da obra, no ano passado, ganhou Ferreira Gullar. Tirando esta última categoria, as demais são para livros inéditos. Bom ficar ligado no site da Secretaria de Cultura de Minas, aqui.

Fundação Biblioteca Nacional

Aqui começa a briga de cachorros grandes. Esses prêmios garantem ao vencedor grande visibilidade e são para livros já publicados, normalmente entre setembro do ano anterior até agosto do ano vigente. O Prêmio Luís de Camões tem por objetivo “incentivar e valorizar o trabalho de autores de língua portuguesa que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário da língua comum” (em parceria com o Instituto Camões).

O Prêmio Fundação Biblioteca Nacional é voltado para autores literários nos gêneros romance, conto ou poesia, além de categorias como ensaio, tradução e projeto gráfico. Cada vencedor leva 12,5 mil. Você pode conferir os ganhadores do ano passado aqui. Verônica Stigger ganhou o Machado de Assis de romance (não confundir com o Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras), com Opsianie Swiata (Cosac Naify). Bom ficar ligado no edital, que deve sair em outubro e vão até novembro.

Academia Brasileira de Letras

Outro prêmio de bastante prestígio é o Machado de Assis, mas diferente de outros prêmios, não há inscrição: a indicação é feita pelos acadêmicos e a premiação é pelo conjunto da obra. Logo, é um prêmio que está num patamar diferente.

Há outras categorias, mas aqui com certeza vale a coisa de fazer o livro chegar nas mãos das pessoas certas para ter alguma chance de ser indicado, caso desperte o interesse de algum acadêmico. São várias categorias e você pode consultar os vencedores de cada uma delas por ano aqui. O prêmio é para livros publicados no ano anterior (se você publicou seu livro em 2013, pode concorrer).

O vencedor de poesia do ano passado foi o Antonio Cícero, enquanto quem levou o Machado de Assis, pelo conjunto da obra, foi o Silviano Santiago. A entrega dos prêmios acontece em julho. Bem difícil quebrar as barreiras, mas nada é impossível.

Prêmio SESC de Literatura

Um prêmio interessante para autores iniciantes, já que premia livros inéditos de autores estreantes em determinado gênero. Concorrem livros inéditos nas categorias conto e romance, que serão publicados pela Record com tiragem de 2000 exemplares. O autor recebe 10% do preço de capa.

Acho simpático este prêmio porque prevê também a circulação do vencedor no circuito do SESC, o que garante uma visibilidade bacana para a obra. O resultado do edital 2013/2014 sai em março. Bom ficar atento para o segundo semestre, quando sai o edital do ano seguinte. O site é este.

Zaffari & Bourbon

Este prêmio está associado à consagrada Jornada Literária de Passo Fundo, que acontece desde 1981. O prêmio de 150 mil (o prêmio aumentou este ano) vai para o autor de romance escrito em língua portuguesa (a publicação tem que ter sido entre junho de 2011 e maio de 2013). Resultados saem em agosto, durante a Jornada. Para mais informações, clique aqui.

Prêmio Jabuti

Este é o exemplo de um prêmio cujo valor simbólico transcende o material. Os prêmios de 3,5 mil não se comparam ao impacto da chancela do prêmio, talvez o mais tradicional do país. São várias categorias (vinte e sete!), mas tem a peculiaridade de ser pago (consulte os preços no site). Também premia livros publicados no ano anterior. O regulamento de 2013 está aqui, o de 2014 ainda não saiu.

Prêmio São Paulo de Literatura

O Prêmio São Paulo é um dos mais vultuosos: distribui 200 mil para o grande vencedor (exclusivo para romances já publicados) e 100 mil para o autor estreante. Nada mais natural que seja um dos mais cobiçados! É o tipo de prêmio que indica finalistas, como o Jabuti, e estar entre eles já marca um autor.

No ano passado o vencedor foi Daniel Galera, com Barba ensopada de sangue (você deve ter lido a resenha que escrevi por aqui), mas Ronaldo Correia de Brito e Xico Sá foram finalistas, só para você ter uma ideia da brincadeira. O edital deve sair em junho e o resultado no segundo semestre.

Portugal Telecom

Outra das vedetes dos prêmios literários, tem um sabor especial por envolver livros não publicados no Brasil, desde que em língua portuguesa. José Luiz Passos foi o vencedor do ano passado e levou 50 mil. Antes, todos os livros concorriam juntos, mas agora eles se dividem em categorias (romance, conto/crônica e poesia). As inscrições começam já em março, para livros publicados no ano anterior.

Uma peculiaridade é que o concurso tem três etapas: no primeiro peneirão, 300 jurados escolhem 20 livros de cada categoria. Na segunda, quando os livros são lidos de verdade, 10 jurados escolhem doze finalistas, até que na terceira etapa são indicados os vencedores. Talvez por essa ansiedade, que é quase como um campeonato, esse é um dos prêmios mais aguardados. Para saber mais, clique aqui.

E você, lembra de algum prêmio literário que não coloquei por aqui? Que tal dar uma dica nos comentários?

2 Comentários
  • Rosana Cristina Ferreira Silva
    Postado às 20:18h, 17 fevereiro

    Gostei muito do que você escreveu sobre os concursos. Você fez um apanhado das particularidades de cada um deles. Parabéns!

    • Wellington de Melo
      Postado às 06:29h, 18 fevereiro

      Obrigado, Rosana! Não perca nenhum!